Um ataque terrorista acaba de atingir as instalações da Turkish Aerospace Industries, em Kahramankazan, na região central do país. De acordo com a mídia local, há confirmações de mortes e feridos.
Forças de segurança e um grande número de ambulâncias estão no local. O ministro da Justiça da Turquia, Yılmaz Tunç, condenou o ataque e afirmou que uma investigação está em andamento.
“Relatos profundamente preocupantes de mortos e feridos em Ancara. A OTAN está ao lado de nosso aliado, a Turquia. Condenamos veementemente o terrorismo em todas as suas formas e estamos monitorando os desenvolvimentos de perto”, escreveu o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, na rede social X.
Polo tecnológico
A Turkish Aerospace Industries, Inc. (TUSAŞ) é uma das principais empresas de defesa e aeroespacial da Turquia, fundada em 1973. A TUSAŞ projeta, desenvolve, produz e mantém aeronaves militares e civis, além de sistemas espaciais, desempenhando um papel fundamental na redução da dependência de tecnologias estrangeiras.
Entre seus produtos mais destacados estão o caça de quinta geração TF-X, o avião de treinamento Hürkuş, o helicóptero multifuncional T625 Gökbey e o helicóptero de ataque T129 Atak. A empresa também é reconhecida por seus sistemas não tripulados, como o UAV Anka, utilizado para reconhecimento e vigilância. A companhia também realizou localmente a modernização de caças F-16 do país.
Comentar