AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Ucrânia manda mecânicos de caças para a infantaria

Em um sinal de desmantelamento da capacidade de sua força aérea, a Ucrânia tem enviado mecânicos de aeronaves de alto desempenho para o front da batalha contra a Rússia, resultando em uma menor capacidade de emprego de suas aeronaves. A informação foi divulgada por militares que atuariam na manutenção de caças MiG-29 Fulcrum, inclusive aqueles treinados recentemente em equipamentos de origem ocidental.

De acordo com a publicação dos militares, trata-se de um pedido de “publicidade” para evitar as transferências, em um ato de efetiva quebra de hierarquia e disciplina. Conforme eles, 250 técnicos já haviam sido transferidos e outros 218 estariam indicados para seguirem ao front, onde se juntariam às forças de infantaria. Na prática, a ida deles representaria o fim de missões da aviação de combate.

MiG-29 em operação na Ucrânia, em 2016. Foto: Danil Shamkin

Comando nega

No mesmo dia, 14 de Janeiro, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Ucrânia negou as informações. De acordo com o comunicado oficial, há transferências de militares da força aérea para o front, por conta da falta de pessoal para a batalha terrestre. Porém, pessoal considerado de alta especialização será mantido nas unidades aéreas e que, pelo contrário, elas serão fortalecidas.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho