O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que no dia 1º de abril destruiu um helicóptero Mi-8 e um caça MiG-29 operados por forças da Ucrânia na região de Donetsk. O anúncio, feito pelo porta-voz Tenente-General Igor Konashenkov, não detalhou se foram usados armamentos antiaéreos ou se foram um kill ar-ar. Apenas foi especificado que o MiG-29 caiu perto de Koptevo e o Mi-8 de Novovasilyevka, ambas as localidades chamadas pelos russos como parte da “República Popular de Donetsk”, porém internacionalmente apontada como uma província da Ucrânia.
O anúncio da destruição do avião de caça ocorreu poucos dias depois da confirmação de a Eslováquia já ter transferido pelo menos os quatro primeiros de treze jatos MiG-29 prometidos à Ucrânia. Não é possível afirmar que a aeronave abatida já foi do lote recém-recebido ou se os ucranianos ainda continuavam a operar esses jatos mesmo após mais de um ano de combates. Antes do conflito, havia cerca de 50 MiG-29 e 32 Sukhoi Su-27 na frota da força aérea da Ucrânia, ainda que não se saiba quantos efetivamente estavam em condições operacionais.
Em março, outro porta-voz russo, Dmitry Peskov, falando em nome do Kremlin, afirmou que todas as aeronaves a serem transferidas para a Ucrânia serão destruídas no âmbito da “operação militar especial”. O governo de Vladimir Putin condenou fortemente a transferência dos 13 MiG-29 da Eslováquia e de outros quatro MiG-29 prometidos pela Polônia. A Macedônia do Norte também confirmou ter doado seus quatro Su-25 à Ucrânia.
O governo ucraniano, porém, defende que o país necessita de caças mais modernos. Desde o ano passado há pedidos por jatos de origem ocidental e de geração mais moderna, com foco no F-16, ainda que até os F-35 tenham sido testados. Há também informações não confirmadas oficialmente de que pilotos ucranianos já estariam em treinamento na França para operarem o Mirage 2000. Já os EUA teriam recusado a entrega dos aviões de ataque A-10 por considerarem que haveria um alto índice de perdas por fogo inimigo.
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