Por Claudio Lucchesi
O lugar não é nenhuma novidade aos alunos e professores da Unicamp. Afinal, está ali, bem no caminho da entrada da prestigiada Universidade de Campinas, há 25 anos.
Trata-se do Aulus Video Bar e Restaurante, ao qual fui “apresentado” há anos atrás, pela minha irmã, Katia, e meu cunhado, Franco. Ambos (que surpresa!) professores da Unicamp, mas no caso, com o Franco tendo algo particular para se afeiçoar ao lugar – como eu (e possivelmente, você que está lendo), o Franco é um modelista. Mais ainda, um colecionista. Pois este é o ponto, o Aulus tem boa comida (sem dúvida!), preço bom e atendimento muito simpático e familiar. Mas é no visual, no “espírito” da casa que está o segredo!
O Aulus é uma caótica e deslumbrante Meca de colecionismo!
Já de fora, se destaca a caixa d’água proeminente, réplica daquela do Warner Bros Studios, em Burbank, Califórnia – celebrizado nos desenhos do Pernalonga & cia e (você lembra?) daquele anárquico desenho, os Animaniacs (era a “casa” deles!). Ao lado dela, um moinho de vento original da Aermotor Windmills, a primeira fabricante destes equipamentos nos EUA, originalmente sediada em Chicago. Mas tem muito mais…
Como uma “ferrovia” que percorre todo o teto dos salões térreos da casa, com composições de ferreomodelismo em escala G, da LGB; dois aeromodelos R/C pendurados do teto, assim como um rebocador, também R/C – e dezenas (centenas?) de outras coisas…
Cara, você precisa tomar cuidado para não sair de lá de torcicolo, são tantas as coisas para olhar!
E, bem, tem a comida.
O serviço é por peso, tipo self-service, e a variedade é gigantesca. Neste ponto, quero fazer um destaque. Com todo o respeito por veganos e outras opções, eu sou um amante de carnes. Mas, geralmente, restaurantes self-service não são o melhor lugar para se desfrutar de uma boa picanha, ou outro corte. A prolongada exposição na chapa ou grelha, ou nas bandejas aquecidas, enfim, o motivo não importa muito – costuma não favorecer as carnes, sua suculência, maciez e sabor. E aí, grata surpresa, no Aulus isso é diferente! Em minha última visita, desfrutei de uns dois grandes cortes de picanha excelentes!
Bem, está aí a minha dica.
Para uma refeição principal, ou para um bate-papo, um happy-hour ou uma relaxada depois de um dia de auta, experimente o Aulus!
Ah, só um detalhe “triste” – nenhum dos itens expostos está à venda…
Clique nas fotos para ampliar>: