Todos os bombardeiros B-1B da United States Air Force estão afastados do voo. A decisão foi confirmada pelo Air Force Global Strike Command e está relacionada ao incidente com um B-1B ocorrido no dia 8 de abril após o pouso na Base Aérea de Ellsworth, na Dakota do Sul.
Naquele dia, a aeronave com número serial 86-0104 ainda em voo apresentou uma rastro de combustível em voo. A inspeção em solo constatou um buraco em um filtro de bomba de combustível, o que causou o vazamento.
Por esse motivo, foi decidido no dia 20 de abril que toda a frota passará por uma inspeção. O Air Force Global Strike Command não tem data para retorno das operações, mas lembrou que os B-52 e B-2 continuam em serviço normalmente. A informação foi confirmada pela página The Drive.
O B-1B vem enfrentando uma série de problemas. Esta é a terceira vez que a frota é paralisada de 2018 para cá. Em 2019, a frota de B-1B atingiu um índice de disponibilidade de apenas 46,42%. Apesar disso, as aeronaves têm sido usadas para deslocamentos estratégicos, como para o Pacífico e para Europa.
LEIA TAMBÉM: USAF luta contra baixa disponibilidade; no B-1B é de 46%
De acordo com o US Government Accountability Office (GAO), agência do poder legislativo dos Estados Unidos responsável por avaliar os gastos públicos, em linhas gerais, o equivalente ao Tribunal de Contas da União (TCU) brasileiro, entre 2011 e 2019 a frota de B-1B não atingiu suas metas operacionais em nenhum ano.
LEIA TAMBÉM: Aposentadoria de bombardeiros B-1B não diminui poder da USAF
Em fevereiro, a USAF retirou do serviço ativo 17 B-1B, o que reduziu a frota de 62 para 45 unidades. Foram selecionadas para permanecer em voo aquelas com a estrutura em melhor condições. Em 2003 já haviam sido retiradas de serviço 33 aeronaves B-1B. Oito delas, inclusive, já podem ser encontradas em exposição, todas em museus dos Estados Unidos. Toda a frota de B-1B deve ser aposentada até 2036.
LEIA TAMBÉM: B-1B Lancer em operação no Pacífico
O foco da USAF é se preparar para o recebimento dos primeiros B-21 Raider, o que deve ocorrer entre 2026 e 2027. A expectativa é de que o primeiro voo do B-21 ocorra em 2022.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 111Original price was: R$22.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoO VOO DO IMPOSSÍVELOriginal price was: R$106.00.R$53.00Current price is: R$53.00.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 112Original price was: R$22.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 111Original price was: R$22.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoO VOO DO IMPOSSÍVELOriginal price was: R$106.00.R$53.00Current price is: R$53.00.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 112Original price was: R$22.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoO Primeiro e o ÚltimoOriginal price was: R$87.00.R$43.50Current price is: R$43.50.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 114Original price was: R$26.70.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 115Original price was: R$26.70.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoASSINE ASAS E GANHE O ÁLBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRAOriginal price was: R$214.80.R$198.00Current price is: R$198.00.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 116Original price was: R$26.70.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 118Original price was: R$26.70.R$5.90Current price is: R$5.90.